Biblioteca
Digital
Objetivos:
Disponibilizar aos professores do ensino médio materiais relacionados a
Educação e Diversidade. Os materiais serão composto por artigos, teses,
cartilhas, dentre outros materiais, disponíveis na Internet.
Procedimentos: Divisão
dos Pibidianos em grupos de pesquisas
para levantamento dos seguintes temas:
1)Gênero:
2) Diversidade étnico-racial
3) História Indígena Regional
4) Ensino de Sociologia
4) Ensino de Sociologia
Justificativa: Necessidade de desenvolver
práticas de divulgação de informação nas novas tecnologias de comunicação.
Construção de acervo digital que complemente a biblioteca das escolas com temas
específicos, principalmente ligados a diversidade, considerando que o
subprojeto de Sociologia tem esse tema como um dos seus eixos.
1.1. DIVERSIDADE DE GÊNERO
CRUZ, Maria Helena Santana. Refletindo sobre a diversidade de gênero no campo da educação.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (PUC) – RIO DE JANEIRO. Relações raciais e a representação da mulher negra.
SANTOS, Francijane Lima dos; SILVA, Marcia Ramos da. Representação da mulher negra nastelenovelas brasileira: um espaço em construção.
MATOS, Gláucia. Conceitos,discriminação e desigualdades.
CARVALHO, José Jorge
de. Bases para uma aliança negro-branco-indígenacontra a discriminação étnica e racial no Brasil.
FOLHA DE SÃO PAULO. Desigualdadeafeta mais mulheres, indígenas e afrodescendentes, segundo ONU.
HENRIQUE, Ricardo; SILVA, Jailson de Souza e;
BARBOSA, Jorge Luiz (Orgs.). Desigualdadee diferença na universidade: gênero, etnia e grupos sociais populares.
SILVA, Carla da. Desigualdadeimposta pelos papeis de homem e mulher: uma possibilidade de construção daigualdade de gênero.
MENEGAT, Alzira Salete; TEDESCHI, Losandro Antonio; FARIAS
Marisa de Fátima Lomba de (Orgs.). Educação,relações de gênero e movimentos sociais: um diálogo necessário.
ALMEIDA, Maria da Conceição Pinheiro de; ABRANTES, Elizabeth
Sousa. GÊNERO E SAÚDE: o papel das mulheres negras nas práticas de cura da medicina tradicional africana – um estudo da comunidade negra em Palmeirândia-Maranhão.
SCOTT, Parry; LEWIS, Liana; QUADROS, Marion Teodósio de
(Orgs.). Gênero, diversidade edesigualdades na educação: interpretações e reflexões para formação docente.
VERDUM, Ricardo (Org.). MulheresIndígenas, Direitos e Políticas Públicas.
TAVARES. Celma; BUARQUE, Cristina Maria; MEIRA, Fernanda;
ALBERNAZ, Lady Selma; CAVALCANTI, Raiza; SOUZA, Rosangela; SILVA, Rosário. Mulheres Construindo Igualdade: CadernoEtnicorracial.
CARVALHO, Marília Pinto de; PINTO, Regina Pahim (Orgs.). MULHERES E DESIGUALDADES DE GÊNERO.
MATÉRIA SITE. Mulheres indígenas – violência, opressão e resistência.
BRITO, Maria Noemi
Castilhos. A MEMÓRIA POLÍTICA: versões de gênero. Artigo apresentado na XVIII Reunião da
Associação Brasileira de Antropologia, 1992.
PENA, Tânia Mara
Guimarães. Desigualdade social - questão de gênero.
QUADROS, Waldir. Gênero e raça na desigualdade social brasileira recente. Artigo publicado na Revista de Estudos Avançados, 2004.
NOGUEIRA, Conceição.
Feminismo e Discurso do Gênero na Psicologia Social. Artigo apresentado ao Instituto de
Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
GURGEL, Telma. Feminismo e luta de classe: história, movimento e desafios teórico-políticos do feminismo na contemporaneidade. Artigo
apresentado no Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010.
AMARAL, Sueli Gião
Pacheco do. Gênero é desigualdade social: pontos para reflexão. Artigo
na V Jornada Internacional de Políticas Públicas da Universidade Federal do
Maranhão, 2011.
BARSTED, Leila
Linhares. Gênero e Desigualdades.
PISCITELLI, Adriana.
GÊNERO EM PERSPECTIVA. Artigo
publicado no Cadernos PAGU, 1998.
BONETTI, Alinne;
ABREU, Maria Aparecida (Orgs.). Faces da Desigualdade de Gênero e Raça noBrasil. Brasília: Ipea,
2011.
PINHEIRO, Luana; SOARES, Vera (Elaboradoras). Retrato das Desigualdades Gênero e Raça.
Documento elaborado pelo Programa Igualdade de Gênero e Raça (UNIFEM) e
Diretoria de Estudos Sociais (Ipea).
PINHEIRO, Luana;
FONTOURA, Natália; PRATA, Ana Carolina; SOARES, Vera. Retratos das Desigualdades. 2. ed. Brasília: Ipea: UNIFEM, 2006.
PINHEIRO, Luana;
FONTOURA, Natália de Oliveira; QUERINO, Ana Carolina; BONETTI, Alinne; ROSA,
Waldemir. Retratos das Desigualdades de Gênero e Raça. 3. ed. Brasília: Ipea: SPM: UNIFEM,
2008.
INSTITUTO DE
PESQUISA ECONÔMICA APLICADA et al. Retratosdas Desigualdades de Gênero e Raça. 4.ed. Brasília: Ipea, 2011.
BASSANEZI, Carla. REVISTAS FEMININAS E O IDEAL DE FELICIDADE CONJUGAL (1945-1964).
ROSA, Waldemir. Sexo e cor: categorias de controle social e reprodução das desigualdades socioeconômicas no Brasil. Artigo apresentado a Revista Estudos
Feministas, 2009.
CONCEIÇÃO, Antônio
Carlos Lima da. Teorias feministas: da “questão da mulher” ao enfoque de gênero. Artigo
apresentado a RBSE, 2009.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo:
Círculo do Livro.
CARDOSO, Michele Janaína dos Santos; SANTOS, Maria do Carmo
Gonçalo. DIVERSIDADE SEXUAL X SALA DE AULA: COMO ATUAM AS/OS DOCENTES COM ESSA REALIDADE?
LIMA, José Rosamilton de. O DESAFIO DA ESCOLA EM TRABALHAR COM A DIVERSIDADE.
SOARES, Alexandre Gomes; SILVA, Maria Aparecida da. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO ÂMBITO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
SCHRAMM, Fermin Roland; BARBOZA, Heloisa Helena; GUIMARÃES,
Anibal. A moralidade da transexualidade:aspectos bioéticos e Jurídicos.
SAMPAIO, Liliana
Lopes Pedral; COELHO, Maria Thereza Ávilla Dantas. CORPO E IDENTIDADE DAS PESSOAS TRANSEXUAIS.
ATHAYDE, Amanda V.
Luna de. Transexualismo Masculino.
VIEIRA, Tereza
Rodrigues. Aspectos psicológicos, médicos e jurídicos do transexualismo.
SOUZA, Márcia Maria
de; DEL-RIOS, Nativa Helena Alves; BOUTTELET, Denize; WEIRICH, Claci Fátima. Orientação Sexual: conhecimentos e necessidades de professores de um Colégio Público de Goiânia-GO.
ALTMAMM, Helena. Orientação sexual em uma escola: recortes de corpos e de gênero.
COSSI, Rafael Kalaf.
Transexualismo, psicanálise e gênero: do patológico ao singular.
CORDEIRO, Desirèe
Monteiro. Transtorno de identidade sexual em adultos e justiça: laudo psicológico para mudança de prenome.
SILVA JÚNIOR, Jonas
Alves da. Rompendo a mordaça: representações de professores e professoras doensino médio sobre homossexualidade.
DANILIAUSKAS,
Marcelo. Relações de gênero, diversidade e políticas públicas de educação: uma análise do Programa Brasil sem Homofobia.
HENRIQUES, Ricardo;
BRANDT, Maria Elisa Almeida; JUNQUEIRA, Rogério Diniz; CHAMUSCA Adelaide
(Orgs.). Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças esuperar preconceitos.
SIMÕES NETO, J. P.;
ZUCCO, L.; MACHADO, M. D.; PICCOLO, F. A produção acadêmica sobre diversidade sexual.
RODRIGUES, Manoela
Carpenedo; NARDI, Henrique Caetano. Diversidade sexual e trabalho:reinvenções do dispositivo. Bagoas, n.03,
2009, p. 127-143.
SOARES, Antonio
Mateus de Carvalho. Direitos Humanos em Diversidade Sexual na Escola.
Conferência apresentada no Instituto Anísio Teixeira – Secretária de Educação
do Estado da Bahia.
MADUREIRA, Ana
Flávia do Amaral. Gênero, Sexualidade e Diversidade na Escola: a construção de uma cultura democrática. 2007. 428 f. Tese (Doutorado em Psicologia) –
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília. 2007.
SALTO PARA O FUTURO.
Educação e Diversidade Sexual. Brasília, 2011.
KOTLINSKI, Kelly. Diversidade Sexual – Uma breve introdução.
BORTOLINI,
Alexandre. Diversidade Sexual na Escola.. Rio de Janeiro: Pró-Reitoria de
Extensão/UFRJ, 2008.
MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE
(SECAD). Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Brasília, MEC, 2007.
CENTRO PARANAENSE DE
CIDADANIA (CEPAC). Educando para a Diversidade: Como discutir homossexualidade na escola?.
1.2. DIVERSIDADE
ÉTNICORRACIAL
TORAL, André Amaral
de. A participação dos negros escravos na Guerra do Paraguai.
BATISTA, Luis
Claúdio. GUERRA DO PARAGUAI: PECULIARIDADES DO RECRUTAMENTO.
YOUSSEF, Alain El. Imprensa e escravidão: política e tráfico negreiro no Império do Brasil (Rio de Janeiro,1822 – 1850). Dissertação do Mestrado em História da Universidade de São
Paulo, 2010.
ALVES, Maíra
Chinelatto. Quando falha o controle: crimes de escravos contra senhores. Campinas, 1840/1870. Dissertação do Mestrado em História da Universidade de
São Paulo, 2010.
SILVA, Patrícia
Garcia Ernando da. Últimos desejos e promessas de liberdade: os processos de alforrias em São Paulo (1850 – 1888). Dissertação do Mestrado em História
da Universidade de São Paulo, 2010.
JESUS, Alysson Luiz
Freitas de. Cotidiano e poder nas relações sociais escravistas e pós-escravidão: sertão das Minas entre 1850 e 1915. Tese do Doutorado em
História da Universidade de São Paulo, 2011.
FERREIRA, Andressa
Capucci. “Ninguém quis prescindir da glória de ter tomado parte na façanha”: abolicionismo em Jacareí na década de 1880. Dissertação do Mestrado em
História da Universidade de São Paulo, 2011.
VIEIRA, Roberto
Alves. Família escrava e pecuária: revisão historiográfica e perspectivas de pesquisa. Dissertação do Mestrado em História da Universidade de São Paulo,
2011.
BARROS, Carlos
Juliano. O sonho se faz a mão e sem permissão: “Escravidão temporária” e reforma agrária no sudeste do Pará. Dissertação do Mestrado em Geografia da
Universidade de São Paulo, 2011.
FERRER, Francisca
Carla Santos. Entre a liberdade e a escravidão na fronteira meridional do Brasil: estratégias e resistências dos escravos na cidade de Jaguarão entre1865 a 1888. Tese do Doutorado em História da Universidade de São Paulo,
2011.
PESSI, Bruno
Stelmach. Entre o fim do tráfico e a abolição: a manutenção da escravidão em Pelota, RS, na segunda metade do século XIX (1850 a 1884). Dissertação do
Mestrado em História da Universidade de São Paulo, 2012.
ROCHA, Ilana
Peliciari. “Escravos da nação”: o público e o privado na escravidão brasileira, 1790 – 1876. Tese do Doutorado em História da Universidade de
São Paulo, 2012.
ARIZA, Marília Bueno
de Araújo. O ofício da liberdade: contratos de locação de serviços e trabalhadores libertandos em São Paulo e Campinas (1830 – 1888).
Dissertação do Mestrado em História da Universidade de São Paulo, 2012.
BARBOSA, Paula
Maciel. O idílio degradado: um estudo do romance Til, de José de Alencar.
Tese do Doutorado em Letras da Universidade de São Paulo, 2012.
SOUSA, Regina
Claudia Garcia de. Entre espelhos deformantes: A representação da escravidão em quatro peças brasileiras do século XIX. Tese do Doutorado em Teoria
Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo, 2012.
CASTRO, Rodrigo
Campos de Paiva. Alencar e Kleist. Til e Toni. Crise(s) da identidade na servidão e na escravidão modernas. Tese do Doutorado em Letras da Universidade
de São Paulo, 2012.
SANTOS, Ynaê Lopes
dos. Irmãs do Atlântico: Escravidão e espaço urbano no Rio de Janeiro e Havana (1763 – 1844). Tese do Doutorado em História da Universidade de São
Paulo, 2012.
ALENCASTRO, Luiz
Felipe de. As Populações Africanas no Brasil.
ALMEIDA, Cláudia
Bernadete Veiga de. O escravo: entre a identidade caboverdiana e a literatura européia. Dissertação do Mestrado em Estudos Comparados de
Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, 2009.
PEREIRA, Amauri
Mendes. Cultura de consciência negra.
GOMES, Alessandra
Caetano. Em busca da liberdade: as alforrias em duas regiões do sudeste escravista, 1825 – 1888. Dissertação do Mestrado em História da
Universidade de São Paulo, 2008.
MEYER, Marileide
Lázara Cassoli. “Arranjos de vida”: direito e relações entre senhores e escravos. Termo de Mariana, 1850 – 1888. Dissertação do Mestrado em
História da Universidade Federal de Ouro Preto, 2010.
CARVALHO, Gilmar
Luiz de. A Imprensa Negra Paulista entre 1915 e 1937: características, mudanças e permanências. Dissertação do Mestrado em História Econômica da
Universidade de São Paulo, 2009.
TEIXEIRA, Heloísa
Maria. Reprodução e famílias escravas em Mariana 1850 – 1888.Dissertação do Mestrado em História da Universidade de São Paulo, 2001.
BRITO, Ênio José da
Costa. História e Escravidão: Cultura e Religiosidade Negras no Brasil – Um Levantamento Bibliográfico. Artigo da Revista de Estudos da Religião, 2007.
MACHADO, Maria
Fátima Roberto. Quilombos, Cabixis e Caburés: índios e negros em Mato Grosso no século XVIII. Artigo, 2006.
FARIAS; Jackson
Fergson Costa de. Honra e escravidão: um estudo de suas relações na América Portuguesa, séculos XVI – XVIII. Dissertação do Mestrado em História da
Universidade de São Paulo, 2008.
ARAÚJO, Marcia Luiza
Pires de. A escolarização de crianças negras paulistas (1920 – 1940).Tese de Doutorado em Educação da Universidade de São Paulo, 2013.
HIRZMAN, Maria
Lafayette Aureliano. Entre o tipo e o sujeito: Os retratos de escravos de Christiano Jr. Vol. 1. Dissertação do Mestrado em Artes da Universidade de
São Paulo, 2011.
HIRZMAN, Maria
Lafayette Aureliano. Entre o tipo e o sujeito: Os retratos de escravos de Christiano Jr. (Caderno de imagens). Vol. 2. Dissertação do Mestrado
em Artes da Universidade de São Paulo, 2011.
PAYAR, André Javier
Ferreira. A escravidão entre os seguros: as seguradoras de escravos na província do Rio de Janeiro (1831 – 1888). Dissertação do Mestrado em
Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo, 2012.
LIMA, Terezinha Bazé
de. "O Comportamento do Negro no Mato Grosso do Sul Frente a Conjuntura Atual". Artigo, 2010.
ALVES, Castro. O Navio Negreiro. Poema.
NASCIMENTO, Maria
Isabel M.; NASCIMENTO, Manoel Nelito M. O NEGRO, DA SENZALA PARA ESCOLA: A EDUCAÇÃO NOS CONGRESSOS AGRÍCOLAS DO RIO DE JANEIRO E PERNAMBUCO (1878).
Artigo apresentado no IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História,
Sociedade e Educação no Brasil”, 2012.
MARTINS, Adrielly
Naiany; DARGEL, Ana Paula Tribessse Patrício. Os africanismos mais recorrentes no estado de Mato Grosso do Sul.
SOUZA, Rosa Maria Laquimia
de. Similaridades e diferenças: o negro nos Estados Unidos da América e no Brasil segundo Alice Walker e Conceição Evaristo. Tese do Doutorado em
Letras da Universidade de São Paulo, 2008.
PARRON, Tâmis
Peixoto. A política da escravidão no Império do Brasil, 1826 – 1865.Dissertação do Mestrado em História da Universidade de São Paulo, 2009.
PAULINO, Rosana. Imagens de Sombras. Tese do Doutorado em Artes Visuais da Universidade de São
Paulo, 2011.
BERTIN, Enidelce. Os meia-cara. Africanos livres em São Paulo no século XIX. Tese do Doutorado
em História da Universidade de São Paulo, 2006.
JACINO, Ramatis. O trabalho do negro livre na cidade de São Paulo 1872 – 1890. Dissertação do
Mestrado em História da Universidade de São Paulo, 2006.
PEREIRA, Josenilda
de Jesus. As representações da escravidão na imprensa jornalística do Maranhão na década de 1880. Tese do Doutorado em História Social da
Universidade de São Paulo, 2006.
VASCONCELLOS, Marcia
Cristina Roma de. Famílias escravas em Angra dos Reis, 1801- 1888. Tese
do Doutorado em História Econômica da Universidade de São Paulo, 2006.
DEIAB, Rafaela de
Andrade. A mãe-preta na literatura brasileira: a ambiguidade como construção social (1880 – 1950). Dissertação do Mestrado em Antropologia
Social da Universidade de São Paulo, 2006.
MOLINA, Sandra Rita.
A morte da tradição: a ordem do Carmo e os escravos da Santa contra o Império do Brasil (1850 – 1889). Tese do Doutorado em História da
Universidade de São Paulo, 2006.
CASTRO, Silvia
Regina Lorenso de. Corpo e erotismo em Cadernos Negros: a reconstrução semiótica da liberdade. Dissertação do Mestrado em Semiótica e Linguística
Geral da Universidade de São Paulo, 2007.
SANTOS, Ynaê Lopes
dos. Além da senzala: arranjos escravos de moradia no Rio de Janeiro (1808-1850). Dissertação do Mestrado em História da Universidade de São Paulo,
2006.
FONSECA, Marcus
Vinícius. Pretos, pardos, crioulos e cabras nas escolas mineiras do século XIX. Tese do Doutorado em Educação da Universidade de São Paulo, 2007.
RAMBELLI, Gilson. Tráfico e navios negreiros: contribuição da Arqueologia Náutica e Subaquática.
Artigo da Revista Navigator, 2006.
CORLETT, Carlos
Kleber Sobral; SANTOS, Ana Fábia Bento dos; CORLETT, Inácia Érica de Farias
Sobral; CORREIA, Mykaellem Coêlho Pereira. Uma contextualização histórica da vida dos negros no Brasil e a importância da lei 10.639/03. Artigo dos
Cadernos Imbondeiro, 2010.
MAGALHÃES, Alessandra Cristina Moreira de. Sankofiando:um olhar sobre a trajetória de Vanda Ferreira. Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em História da África e
do negro no Brasil da Universidade Cândido Mendes, 2009.
BARAVIERA, Verônicas
de Carvalho Maia. A questão racial na legislação brasileira. Trabalho de
Conclusão de Curso da Especialização em Direito Legislativo da Universidade do
Legislativo Brasileiro e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2005.
ALVES, Rejane de
Barros Meireles. Escravidão por dívidas nas relações de trabalho rural no Brasil contemporâneo: forma aviltante de exploração do ser humano e violadorade sua dignidade. Dissertação do Mestrado em Direito da Universidade de São
Paulo, 2009.
SILVA JÚNIOR,
Waldomiro Lourenço da. A Escravidão e a Lei: gênese e conformação da tradição legal castelhana e portuguesa sobre a escravidão negra na América, séculos XVI – XVIII. Dissertação do Mestrado em História Social da
Universidade de São Paulo, 2009.
ALMEIDA, Claudia
Bernardete Veiga de. O escravo: entre a identidade caboverdiana e a literatura européia. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas
de Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
ALVES, Maira Chinelatto. Quando falha o controle: crimes de escravos contra senhores. Campinas, 1840/1870.
2010. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
ALVES, Rejane de
Barros Meireles. Escravidão por dívidas nas relações de trabalho rural no Brasil contemporâneo: forma aviltante de exploração do ser humano e violadora de sua dignidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito do Trabalho)
- Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
ARIZA, Marilia Bueno
de Araujo. O ofício da liberdade: contratos de locação de serviços e trabalhadores libertandos em São Paulo e Campinas (1830 - 1888). 2012.
Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
BARROS, Carlos
Juliano Marcondes e Ferreira de Toledo. O sonho se faz a mão e sem permissão. "Escravidão temporária" e reforma agrária no sudeste do Pará". 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo,
2011.
1.3. HISTÓRIA INDÍGENA REGIONAL
PAREDES, Antonio
Bento Pereira Paredes. O Processo de Territorialização dos Terena na Atualidade.
RIBAS, D. L. B.;
SGANZERLA, A.; ZORZATTO, J. R.; PHILLIPI, S. T. Nutrição e saúde infantil em uma comunidade em uma comunidade indígena Teréna, Mato Grosso do Sul, Brasil.
Cad. Saúde Pública, v. 17, n.3, Rio
de Janeiro, 2001.
AZANHA, Gilberto. As terras indígenas Terena no Mato Grosso do Sul. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, v.2, n.1, 2005.
VIEIRA, Jorge Luiz
Gonzaga. Desenvolvimento local na perspectiva terena de Cachoeirinha, município de Miranda/MS. 2004. 109 f. Dissertação (Mestrado em
Desenvolvimento Local) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande. 2004.
PEREIRA, Levi
Marques. Os Terena de Buriti: as formas organizacionais, territorialização da identidade étnica. Dourados: Editora da UFGD, 2009.
GOMES, Luciana
Scanoni; KABAD, Juliana Fernandes. A produção da cerâmica pelas mulheres Terena: interfaces entre cultura material, gênero e território tradicional.
CASTILHO, Maria
Augusta de; SANTOS, Maria Christina de Lima Félix; GOMES, Rafaela Maia. Cerâmica Terena: patrimônio imaterial. Tellus,
ano 10, n. 19, Campo Grande, 2010.
VARGAS, Vera Lúcia
Ferreira. A construção do território Terena (1870-1966): uma sociedade entre a imposição e a opção. 2003. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) –
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Dourados. 2003.
VARGAS, Vera Lúcia
Ferreira. A dimensão sócio-política do território para os Terena: as aldeias nos séculos XX e XXI. 2011. 187 f. Tese (Doutorado em História) –
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense,
Niterói. 2011.
VARGAS, Vera Lúcia
Ferreira. Os Índios Terena e a Guerra contra o Paraguai (1864-1870).
VIEIRA, Carlos Magno
Naglis. “O que interessa saber de índio?”: um estudo a partir das manifestações de alunos de escolas de Campo Grande sobre as populações indígenas do Mato Grosso do Sul. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação)
– Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande. 2008.
MACIEL, Léia
Teixeira Lacerda. Corpos, culturas e alteridade em fronteiras: educação escolar e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da Aids entre indígenas da Reserva Kadiwéu, Mato Grosso do Sul – Brasil. 2009. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade
de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2009.
SOUZA, Ilda de. Índios Kinikinau: aspectos etnolinguísticos. Tellus,
ano 7, n.13, Campo Grande, 2007.
DIETERICH, João
Evaldo Ghizoni; SOUZA, Sandra Cristina de. KINIKINAU – Renascendo das cinzas.
DUTRA, Carlos
Alberto dos Santos. O território Ofaié pelos caminhos da História. Revista História em Reflexão, v.01, n.2.
Dourados, 2007.
1.4. ENSINO DE
SOCIOLOGIA
MOTA, Kelly Cristine Côrrea da
Silva. Os lugares da sociologia naformação de estudantes do ensino médio: As perspectivas de professores.
JINKINGS, Nise. Ensino de sociologia: particularidades edesafios contemporâneos.
MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em ciências sociais e ensinode sociologia: entre o balanço e o relato.
SILVA, Ileizi Fiorelli. A sociologia no ensinomédio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação dadisciplina.
YOUNG, Michael F. D. Futuro da educaçãoem uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículocentrado em disciplinas.
GOODSON,
Ivor. Currículo, narrativa e o futurosocial.
OLIVEIRA, Amurabi Pereira de. Ensinode Sociologia: desafios epistemológicos para o Ensino Médio.
ALMEIDA, Francisca Rosânia Ferreira de. Desafios da articulação entre teoria e prática docente na disciplina deSociologia no Ensino Médio.
BUENO,
Zuleika de Paula. Instalações: arte e sociologia como exercício de imaginação sociológica.
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