INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS - 2012, 2013 e 2014



**INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS 2012

ATIVIDADE: MÍDIA E ESTEREÓTIPOS RACIAIS

DATA DE REALIZAÇÃO: 20 de novembro de 2012
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, Escola Estadual Presidente Vargas e Escola Estadual Vilmar Vieira Matos
OBJETIVOS:
·         Mostrar o racismo que se manifesta de forma sutil e nem sempre é percebido pelas pessoas.
·         O Trabalho procurou observar em diversos programas de TV as imagens associadas aos negros.
·         Observando até ponto tais imagens reforçam certos estereótipos sobre os negros.
·         Observar se existe um padrão estético dominante nesses programas.
·         Observar até ponto a mídia reproduz estereótipos que reforçam o preconceito contra negros e indígenas na sociedade brasileira.

METODOLOGIA:
·         O trabalho foi realizado pela observação diária dos programas escolhidos pelos alunos.
·         Buscou-se levantar o número de negros e brancos que aparecem nos programas.
·         Observar os papéis, em quais aparecem brancos e negros.

CONCLUSÕES:
·         A Mídia é um excelente recurso para observarmos os valores de uma sociedade.
·         A Sociologia é importante para o desenvolvimento de um senso crítico que contribua para a desconstrução de dos estereótipos e preconceitos que são disseminados sobre os negros.
·         A Semana de Consciência Negra é importante para refletirmos até ponto o Brasil de fato é um país tolerante e não-racista

 ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-CIÊNCIAS SOCIAIS

FOTOS DA ATIVIDADE 01

FOTOS DA ATIVIDADE 02


____________________________________________________________________________

**INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS 2013

ATIVIDADE: Semana do Índio de 2013

DATA DE REALIZAÇÃO: 15 a 19 de abril de 2013
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, Escola Estadual Presidente Vargas e Escola Estadual Vilmar Vieira Matos
OBJETIVOS: Através de fotos e banners, expostos no pátio da escola, os PIBIDIANOS, buscaram mostrar os desafios, problemas e a rica diversidade dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul.

METODOLOGIA: Pesquisa de imagens, seleção e discussão das que melhor retratavam a realidade dos povos indígenas. Principalmente aquelas que promoviam a desconstrução dos estereótipos associados aos povos indígenas.

RESULTADOS: A exposição gerou situações de constrangimento para os Pibidianos que foram questionados sobre a defesa desses povos. Através desta situação houve a percepção por parte dos Pibidianos, Supervisores e Coordenadores da necessidade de se aprofundar a temática indígena em futuros trabalhos. O trabalho demonstrou como o espaço escolar reproduz os estereótipos associados aos povos indígenas.

ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA:


___________________________________________________________________________


ATIVIDADE: Mulher e Diversidade

DATA DE REALIZAÇÃO: 06 a 10 de março de 2013
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, Escola Estadual Presidente Vargas e Escola Estadual Vilmar Vieira Matos
OBJETIVOS: Através de pesquisa e entrevistas com grupos de mulheres, a atividade buscava mostrar os desafios enfrentados pela mulher e sua pluralidade. A Semana da Mulher propiciaria aos alunos a possibilidade de refletir sobre as diferenças fundamentadas no gênero

METODOLOGIA: Os pibidianos, supervisores e coordenadores do projeto elencaram os grupos de mulheres que representariam as mulheres em sua pluralidade e especialmente no Mato Grosso do Sul: Mulheres no trabalho doméstico. Servidoras da UFGD. Mulheres Indígenas. Mulheres com deficiência. Mulheres Paraguaias.


RESULTADOS: Conscientização dos alunos das escolas parceiras sob as diversas desigualdades associadas ao gênero. Percepção do olhar sociológico como instrumento importante para o debate sobre as desigualdades de gênero. Para os pibidianos desenvolvimento do senso coletivo de trabalho docente e da pesquisa como instrumento necessário da prática pedagógica.

ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA:

___________________________________________________________________________


ATIVIDADE: Semana do Trabalhador

DATA DE REALIZAÇÃO: 02 a 10 de maio de 2013

LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, Escola Estadual Presidente Vargas e Escola Estadual Vilmar Vieira Matos
OBJETIVOS: Mostrar os desafios e problemas enfrentados pelos trabalhadores no mundo contemporâneo

METODOLOGIA: Exposição de fotos e banners sobre a realidade dos trabalhadores. Uso de power point para discussão em sala de aula sobre a realidade dos trabalhadores, a origem histórica do dia do trabalho e os desafios do mundo do trabalho na era contemporânea.

RESULTADOS: Reação de espanto por parte dos alunos das escolas parceiras na apresentação dos banners sobre a dura realidade do trabalho associado aos indígenas, da relação entre o trabalho na indústria da moda e do surgimento da anorexia; indignação sobre o tráfico de mulheres para o trabalho escravizado no exterior.

 ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA: 


___________________________________________________________________________

ATIVIDADE: Festa Junina - Conscientização sobre o Meio Ambiente 
DATA DE REALIZAÇÃO: 15 de junho de 2013
LOCAL: Escola Estadual Vilmar Vieira Matos
OBJETIVOS: Apresentar objetos oriundos da reciclagem, reaproveitamento de materiais e conscientizar a comunidade escolar da E.E. Vilmar Vieira de Matos sobre a preservação do meio ambiente.
METODOLOGIA: Para a realização da atividade sobre conscientização do meio ambiente foram utilizados objetos oriundos da reciclagem, reaproveitamento de materiais, como garrafa pet, caixas de gelatina, tambores de papelão, embalagens de pizza, rolo de papel higiênico, filtro de papel de café, madeira, latinhas de condimentos, jornais, tintas e linhas. E nesses materiais foram empregadas as técnicas de papietagem, técnica de moldura de quadros, cestaria, customização de tambores de papelão e latinhas, pintura e decupagem. Os objetos foram dispostos em uma mesa para que o público prestigiasse e conscientizasse da importância de transformar objetos que iriam para o lixo em obras de arte.
RESULTADOS: A comunidade escolar da E.E. Vilmar Vieira Matos se mostrou atenciosa com a exposição de objetos reciclados. O público infantil se identificou com os brinquedos pedagógicos feitos de reaproveitamento de material, em que possibilitou uma aprendizagem de forma lúdica. 
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA: 
_________________________________________________________________________
 
ATIVIDADE: Luiz Gonzaga: Música como expressão da Consciência Social e da Diversidade

DATA DE REALIZAÇÃO: 15 de junho de 2013
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé
OBJETIVOS: Articular a proposta do PIBID de Sociologia, que tem dentre seus objetivos, a discussão da diversidade cultural com a Proposta de Festa Junina da Escola Antônia Maria Capilé que tinha como tema a Cultura Nordestina.
- A estratégia adotada foi a discussão da Cultura Nordestina através da análise crítica as Letras de algumas músicas de Luiz Gonzaga: Asa Branca, Triste partida e Assum Preto.

DESCRIÇÃO SUCINTA DA ATIVIDADE:
- Foi feita uma apresentação em Power Point sobre a Música de Luiz Gonzaga e sua importância para o conhecimento da diversidade cultural nordestina.
- Utilizando do referencial crítico da Sociologia foram analisadas as músicas buscando ressaltar a denúncia da triste realidade vivenciada pelo povo nordestino bem como a riqueza de diversidade cultural do povo nordestino através da obra de Luiz Gonzaga.

PROCEDIMENTOS
- Cada dupla de Acadêmicos do Pibid ficou responsável pela pesquisa da obra de Luiz Gonzaga e a escolha de uma música que seria analisada e cantada em Sala de aula.
- Os Acadêmicos se dividiram fizeram a pesquisa e enviaram aos professores orientadores.
- Os professores fizeram a análise do material enviado e em reunião coletiva foi apresentado os resultados. Através das discussões foi feita a seleção das músicas e conclusão do Power Point. Esse material foi compartilhado entre os alunos e apresentado em sala de aula.
- O material utilizado foi pensado para ser desenvolvido em duas aulas de Sociologia;

RESULTADOS:
- Criação de um ambiente de debate sobre a realidade social nordestina e da riqueza de sua diversidade cultural.
- A apresentação propiciou que alunos se manifestassem sobre a realidade nordestina a partir da história pessoal de pessoas que tinham parentes ou conheciam pessoas que vivenciavam a realidade nordestina;
-Conhecimento de um artista e de um universo musical que propiciam aos alunos a conscientização crítica da região nordeste e da diversidade brasileira, como um todo.
- Aplicação dos conhecimentos e métodos da Sociologia na análise da realidade sócio-cultural brasileira.
-Percepção por parte dos Pibidianos de que a prática pedagógica tem maior possibilidade de sucesso quando construída coletivamente; ou seja, conscientização da necessidade do desenvolvimento de estratégias que possibilitem o trabalho coletivo dos professores e a interdisciplinaridade.

ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA: 
___________________________________________________________________________

ATIVIDADE: Música e diversidade étnico-racial: a música como estratégia de (des) valorização do negro na sociedade Brasileira.

DATA DE REALIZAÇÃO: 20 a 26 de novembro de 2013
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, Escola Estadual Presidente Vargas e Escola Estadual Vilmar Vieira Matos
OBJETIVOS: Visando dar continuidade ao trabalho realizado no ano de 2012 que realizou e apresentou uma pesquisa sobre os estereótipos raciais presentes na mídia televisa, em 2013, foi feita a mesma atividade analisando a forma como o negro é apresentado nos diversos gêneros musicais, buscando demonstrar os estereótipos e as representações positivas veiculadas aos negros.

METODOLOGIA: Audição de diversos gêneros musicais: Black Músic, Samba, Aché, Rocky, MPB, Sertanejo dentre outros. Foram escolhidas as músicas que melhor representavam os objetivos do trabalho e também as que mais se adequavam ao gosto do público juvenil. Através do olhar sociológico foram apresentadas as músicas e analisadas criticamente.

RESULTADOS: Percepção por parte dos alunos da importância do olhar sociológico para conscientização e superação do racismo presente nas músicas brasileiras.

 ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA: 

_____________________________________________________________

**INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS 2014

ATIVIDADE: “A COPA NA MIRA DA SOCIOLOGIA” 
DATA DE REALIZAÇÃO: 07 e18 de junho de 2014 
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé
OBJETIVOS: A atividade foi desenvolvida como uma intervenção do PIBID Ciências Sociais/UFGD na Escola Antonia da Silveira Capilé, com duas turmas de 1º ano do Ensino Médio.  A intervenção teve como proposta produzir uma reflexão sociológica sobre o significado da Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil, a partir dos referenciais teóricos das Ciências Sociais, de imagens e de músicas.
METODOLOGIA: Abordamos o futebol enquanto componente fundamental da identidade nacional, juntamente com o carnaval e o samba, apontando que normalmente são por esses aspectos que nosso país é conhecido e reconhecido, e que essa identidade é uma construção social que se deu num tempo e espaço específicos. Buscamos, inicialmente, problematizar a idéia comum de que o futebol é apenas o “ópio do povo”. Como ressalta Roberto DaMatta (1982), o futebol pode ser entendido também como um jogo democrático e acessível às massas, bem como um espaço em que as regras valem para todos e há aceitação da justiça e da individualidade. Posteriormente, problematizamos a discussão acerca da realização da Copa no Brasil, os prováveis benefícios e prejuízos para a sociedade brasileira, bem como o significado de uma “ingerência” em território nacional por parte de uma entidade internacional associada muitas vezes a episódios de corrupção. Nesse sentido, foram abordados questões como os protestos populares sobre o evento e a conseqüente repressão política; o legado social da Copa; as remoções diretas ou indiretas dos moradores próximos aos estádios; a questão de pequenos comerciantes, artistas de rua e trabalhadores ambulantes serem proibidos de exercer seu trabalho nas áreas ao redor dos estádios; o turismo sexual e a exploração de crianças para prostituição.
RESULTADOS: Os resultados dessa intervenção foram positivos, tanto que depois da montagem de uma barraca por ocasião da festa junina na escola, decidiu-se reproduzir a atividade durante as aulas de sociologia. Concluímos pelo nível de participação dos alunos nas discussões, que os resultados foram satisfatórios

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:

______________________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “OFICINA SOBRE DIREITOS HUMANOS”
DATA DE REALIZAÇÃO: 24 de junho de 2014
LOCAL: Escola Estadual Presidente Vargas
OBJETIVOS: O objetivo principal da atividade foi realizar uma oficina em direitos humanos com os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Vargas. A intervenção teve como proposta levar para a sala de aula a importância dos direitos humanos a partir de seus principais temas.
METODOLOGIA: Para o desenvolvimento da oficina foi utilizado o vídeo  DIREITOS HUMANOS da Associação Nacional de Direitos Humanos – Ensino e Pesquisa - ANDHEP, bem como os referenciais das ciências sociais acerca dos direitos humanos. Buscou-se contextualizar com os jovens a necessidade de perceber que os Direitos Humanos são para todos, independentes de classe, gênero, etnia, nacionalidade, etc.. 
 RESULTADOS:  Como buscou-se relacionar os direitos humanos ao cotidiano dos alunos, percebeu-se que o interesse e a participar foi maior. Por exemplo, no que se refere ao meio ambiente foi possível fazer uma reflexão de que se não cuidarmos do planeta, ferimos o nosso direito à moradia. E, utilizando isso como exemplo, foi possível pensar que os direitos humanos não são inerentes a uma pessoa, mais a todos, ou seja, são universais, indivisíveis e indissociáveis. Conclui-se a intervenção considerando-a satisfatória no que se refere à participação dos alunos, bem como do professor em sala.

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
______________________________________________________________________________________

ATIVIDADE: “CONSUMO E MEIO AMBIENTE”
DATA DE REALIZAÇÃO: 25 de junho de 2014
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé
OBJETIVOS: O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma intervenção do PIBID de Ciências Sociais/UFGD na Escola Antônia da Silveira Capilé com uma turma do 1°ano do período vespertino, a qual tinha como proposta conduzir os alunos a refletirem sobre o consumo através da relação meio-ambiente – sociedade a partir dos referenciais teóricos da Sociologia e de recursos audiovisuais.
METODOLOGIA: Iniciamos nossa intervenção com os questionamentos: “O que te define?”; “O que é felicidade?”; “O que te faz ser melhor?”; com a intenção de incitar os alunos a buscarem respostas para essas perguntas, de modo que refletissem sobre ambas. Posteriormente, como introdução, exibimos imagens relacionadas ao tema e pedimos que eles as interpretassem, nos dizendo o que significavam; as respostas nos mostraram que os alunos estavam bastante familiarizados com a temática. Em seguida, apresentamos-lhes “Propaganda”, interpretada pela banda Nação Zumbi, destacando com ela a influência dos meios de comunicação na alimentação das fantasias de identidades, assim como o consumo como matéria-prima para construção dessas. Destacamos também o protagonismo dos indivíduos em uma sociedade de consumo, com a intenção de levar os alunos a perceberem seus protagonismos nesse processo. Finalizamos a intervenção como curta metragem Escalade, produzido pela Birdo Studio e dirigido pelos brasileiros Luciana Eguti e Paulo Muppet, seguindo de debate com os alunos.
RESULTADOS: Os alunos se mostraram bastante familiarizados com a temática do consumo, suas implicações e consequências, mas não pareciam conscientes de seus protagonismos nesse processo. O tema não parecia ocupar algum espaço em seus cotidianos. Notamos que as imagens, a música e o curta metragem os deixaram interessados na discussão e os aproximou da questão. Trabalhar a temática da identidade nos impôs um desafio maior. Os alunos não parecem compreendê-la nitidamente; atribuímos aos poucos 50 minutos de aula essa dificuldade, o tempo foi nosso principal limitador para abordar a temática de forma mais ampla e com alguma profundidade. De forma geral, a intervenção foi muito satisfatória, e pudemos perceber através das manifestações dos alunos que eles perceberam a relação entre suas ações individuais e o meio socioambiental que os envolve.       

ARQUIVO AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:

__________________________


ATIVIDADE: “MÍDIA E ESTEREÓTIPOS RACIAIS”
DATA DE REALIZAÇÃO: 29 a 30 de julho
LOCAL: Escola Estadual Vilmar Vieira Matos
OBJETIVOS: O objetivo principal da atividade foi mostrar como o negro é retratado na mídia televisiva, observando os papéis que recebem em programas de humor e propagandas.
METODOLOGIA: Para o desenvolvimento da atividade foram realizadas observações do programa de humor “Zorra Total”, especialmente o quadro “Adelaide”, interpretado pelo ator Rodrigo Sant’anna, e duas propagandas de televisão, a primeira da loja “Riachuelo” sobre o dia da mulher brasileira (2014) e a segunda, uma propaganda colombiana sobre xenofobia e racismo contra a mulher negra
RESULTADOS: A análise do material levantado demonstrou a existência de uma série de estereótipos associados aos negros. No programa de humor analisado percebeu-se uma depreciação do negro, retratando a personagem “Adelaide” sempre mal vestida, cabelo crespo (tido como ruim), descuidada com a aparência e de baixa escolaridade, e nas propagandas de televisão notou-se um padrão estético dominante, sendo este branco, magro, de olhos azuis e de cabelo liso. Este material foi apresentado para os alunos do ensino médio com o objetivo de demonstrar a importância do olhar sociológico na desconstrução e crítica dos estereótipos raciais reproduzidos na mídia.

 ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-CIÊNCIAS SOCIAIS:



___________

ATIVIDADE: “PLEBISCITO POPULAR” SOBRE MUDANÇA SOBRE REFORMA POLÍTICA” 
DATA DE REALIZAÇÃO: 03 de setembro de 2014 
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:


___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “ELEIÇÕES 2014 E DIREITOS HUMANOS”
DATA DE REALIZAÇÃO: 01 de outubro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé

ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-CIÊNCIAS SOCIAIS:

___________________________________________________________________________

ATIVIDADE: “ELEIÇÕES 2014 E CIDADANIA POLÍTICA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 01 e 03 de outubro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Presidente Vargas

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:


ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-CIÊNCIAS SOCIAIS:

___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: ELEIÇÕES E A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 07 de outubro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Vilmar Vieira Matos

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________

ATIVIDADE:  “SOLIFEST (Festa da Solidariedade)”
DATA DE REALIZAÇÃO: 25 de outubro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Presidente Vargas

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
__________________________________________________________________________

ATIVIDADE:  “GÊNERO E DIREITOS HUMANOS”
DATA DE REALIZAÇÃO: 01 de dezembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso

No dia 01/12/2014 fizemos a oficina na Escola Estadual Ministro Joao Paulo dos Reis Veloso, onde aplicamos em 3 aulas de sociologia da professora Selma Lima, no qual trabalhamos com o tema Gênero e Direitos Humanos.
Apresentamos em formato de multimídia contendo slides, vídeo e dinâmica.Com o tema gênero e direitos humanos citamos a definição de gênero e identidade, relações de poder e o movimento LGBTT...
E finalizamos com a dinâmica onde os alunos trocaram ideias sobre o tema discutido.

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: ADOLESCÊNCIA E DIREITOS HUMANOS” (CACO)
DATA DE REALIZAÇÃO: 19 de novembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
__________________________________________________________________________

ATIVIDADE:  “SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 18 de novembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Vilmar Vieira Matos

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE:  “SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 11 e 21 de novembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso
No dia 17/11/2014 fizemos a oficina na Escola Estadual Ministro Joao Paulo dos Reis Veloso, onde aplicamos em 4 aulas de sociologia da professora Selma Lima, no qual trabalhamos com o tema Consciência Negra. Apresentamos em formato de multimídia contendo slides e vídeo.
Com o tema consciência negra citamos as ações afirmativas no qual engloba cotas raciais, diversidade étnicas no Brasil e retrato da desigualdade e dentre outros. E finalizamos com questões de debate onde os alunos se interagiram de forma objetiva.

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
__________________________________________________________________________

ATIVIDADE:  “SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
DATA DE REALIZAÇÃO: 21 de novembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Presidente Vargas

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE:  “SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – redes sociais”
DATA DE REALIZAÇÃO: 26 de novembro e 05 de dezembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Antonia da Silveira Capilé

ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário