**INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS 2012
ATIVIDADE: MÍDIA E ESTEREÓTIPOS RACIAIS
DATA DE REALIZAÇÃO: 20 de
novembro de 2012
LOCAL: Escola
Estadual Antônia da Silveira Capilé, Escola Estadual Ministro João Paulo dos
Reis Veloso, Escola Estadual Presidente Vargas e Escola Estadual Vilmar Vieira
Matos
OBJETIVOS:
·
Mostrar o
racismo que se manifesta de forma sutil e nem sempre é percebido pelas pessoas.
·
O Trabalho
procurou observar em diversos programas de TV as imagens associadas aos negros.
·
Observando
até ponto tais imagens reforçam certos estereótipos sobre os negros.
·
Observar se
existe um padrão estético dominante nesses programas.
· Observar até
ponto a mídia reproduz estereótipos que reforçam o preconceito contra negros e
indígenas na sociedade brasileira.
METODOLOGIA:
·
O trabalho
foi realizado pela observação diária dos programas escolhidos pelos alunos.
·
Buscou-se
levantar o número de negros e brancos que aparecem nos programas.
· Observar os
papéis, em quais aparecem brancos e negros.
CONCLUSÕES:
·
A Mídia é um
excelente recurso para observarmos os valores de uma sociedade.
·
A Sociologia
é importante para o desenvolvimento de um senso crítico que contribua para a
desconstrução de dos estereótipos e preconceitos que são disseminados sobre os
negros.
· A Semana de
Consciência Negra é importante para refletirmos até ponto o Brasil de fato é um
país tolerante e não-racista
ARQUIVOS COM AS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-CIÊNCIAS SOCIAIS
FOTOS DA ATIVIDADE 01
FOTOS DA ATIVIDADE 02
____________________________________________________________________________
**INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS 2013
ATIVIDADE: Semana do Índio de 2013
DATA DE REALIZAÇÃO: 15 a 19 de
abril de 2013
LOCAL: Escola
Estadual Antônia da Silveira Capilé, Escola Estadual Ministro João Paulo dos
Reis Veloso, Escola Estadual Presidente Vargas e Escola Estadual Vilmar Vieira
Matos
OBJETIVOS: Através de fotos e banners, expostos no pátio da escola, os PIBIDIANOS, buscaram
mostrar os desafios, problemas e a rica diversidade dos povos indígenas do Mato
Grosso do Sul.
METODOLOGIA: Pesquisa de imagens, seleção e discussão das que
melhor retratavam a realidade dos povos indígenas. Principalmente aquelas que
promoviam a desconstrução dos estereótipos associados aos povos indígenas.
RESULTADOS: A exposição gerou situações de constrangimento para
os Pibidianos que foram questionados sobre a defesa desses povos. Através desta
situação houve a percepção por parte dos Pibidianos, Supervisores e
Coordenadores da necessidade de se aprofundar a temática indígena em futuros
trabalhos. O trabalho demonstrou como o espaço escolar reproduz os estereótipos
associados aos povos indígenas.
ARQUIVOS COM AS
ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: Mulher e Diversidade
DATA DE REALIZAÇÃO: 06 a 10 de
março de 2013
LOCAL: Escola
Estadual Antônia da Silveira Capilé, Escola Estadual Ministro João Paulo dos
Reis Veloso, Escola Estadual Presidente Vargas e Escola Estadual Vilmar Vieira
Matos
OBJETIVOS: Através de pesquisa e entrevistas com grupos de
mulheres, a atividade buscava mostrar os desafios enfrentados pela mulher e sua
pluralidade. A Semana da Mulher propiciaria aos alunos a possibilidade de refletir
sobre as diferenças fundamentadas no gênero
METODOLOGIA: Os pibidianos, supervisores e coordenadores do
projeto elencaram os grupos de mulheres que representariam as mulheres em sua
pluralidade e especialmente no Mato Grosso do Sul: Mulheres no trabalho
doméstico. Servidoras da UFGD. Mulheres Indígenas. Mulheres com deficiência.
Mulheres Paraguaias.
RESULTADOS: Conscientização dos alunos das escolas parceiras
sob as diversas desigualdades associadas ao gênero. Percepção do olhar
sociológico como instrumento importante para o debate sobre as desigualdades de
gênero. Para os pibidianos desenvolvimento do senso coletivo de trabalho
docente e da pesquisa como instrumento necessário da prática pedagógica.
ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: Semana do Trabalhador
DATA DE REALIZAÇÃO: 02 a 10 de
maio de 2013
LOCAL: Escola
Estadual Antônia da Silveira Capilé, Escola Estadual Ministro João Paulo dos
Reis Veloso, Escola Estadual Presidente Vargas e Escola Estadual Vilmar Vieira
Matos
OBJETIVOS: Mostrar os desafios e problemas enfrentados pelos
trabalhadores no mundo contemporâneo
METODOLOGIA: Exposição de fotos e banners sobre a realidade dos trabalhadores. Uso de power point
para discussão em sala de aula sobre a realidade dos trabalhadores, a origem
histórica do dia do trabalho e os desafios do mundo do trabalho na era
contemporânea.
RESULTADOS: Reação de espanto por parte dos alunos das escolas
parceiras na apresentação dos banners
sobre a dura realidade do trabalho associado aos indígenas, da relação entre o
trabalho na indústria da moda e do surgimento da anorexia; indignação sobre o
tráfico de mulheres para o trabalho escravizado no exterior.
ARQUIVOS COM AS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: Festa Junina - Conscientização sobre o Meio Ambiente
DATA DE
REALIZAÇÃO: 15 de junho de 2013
LOCAL: Escola
Estadual Vilmar Vieira Matos
OBJETIVOS: Apresentar
objetos oriundos da reciclagem, reaproveitamento de materiais e conscientizar a
comunidade escolar da E.E. Vilmar Vieira de Matos sobre a preservação do meio
ambiente.
METODOLOGIA:
Para a realização da atividade sobre conscientização do meio ambiente
foram utilizados objetos oriundos da reciclagem, reaproveitamento de materiais,
como garrafa pet, caixas de gelatina,
tambores de papelão, embalagens de pizza, rolo de papel higiênico, filtro de
papel de café, madeira, latinhas de condimentos, jornais, tintas e linhas. E
nesses materiais foram empregadas as técnicas de papietagem, técnica de moldura
de quadros, cestaria, customização de tambores de papelão e latinhas, pintura e
decupagem. Os objetos foram dispostos em uma mesa para que o público
prestigiasse e conscientizasse da importância de transformar objetos que iriam
para o lixo em obras de arte.
RESULTADOS: A comunidade
escolar da E.E. Vilmar Vieira Matos se mostrou atenciosa com a exposição de
objetos reciclados. O público infantil se identificou com os brinquedos
pedagógicos feitos de reaproveitamento de material, em que possibilitou uma
aprendizagem de forma lúdica.
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA:
_________________________________________________________________________
ATIVIDADE: Luiz Gonzaga: Música como expressão da
Consciência Social e da Diversidade
DATA DE REALIZAÇÃO: 15 de junho
de 2013
LOCAL: Escola Estadual
Antônia da Silveira Capilé
OBJETIVOS: Articular a proposta do PIBID de Sociologia, que
tem dentre seus objetivos, a discussão da diversidade cultural com a Proposta
de Festa Junina da Escola Antônia Maria Capilé que tinha como tema a Cultura
Nordestina.
- A estratégia adotada foi a
discussão da Cultura Nordestina através da análise crítica as Letras de algumas
músicas de Luiz Gonzaga: Asa Branca, Triste partida e Assum Preto.
DESCRIÇÃO
SUCINTA DA ATIVIDADE:
- Foi feita uma apresentação
em Power Point sobre a Música de Luiz Gonzaga e sua importância para o
conhecimento da diversidade cultural nordestina.
- Utilizando do referencial
crítico da Sociologia foram analisadas as músicas buscando ressaltar a denúncia
da triste realidade vivenciada pelo povo nordestino bem como a riqueza de
diversidade cultural do povo nordestino através da obra de Luiz Gonzaga.
PROCEDIMENTOS
- Cada dupla de Acadêmicos do
Pibid ficou responsável pela pesquisa da obra de Luiz Gonzaga e a escolha de
uma música que seria analisada e cantada em Sala de aula.
- Os Acadêmicos se dividiram
fizeram a pesquisa e enviaram aos professores orientadores.
- Os professores fizeram a
análise do material enviado e em reunião coletiva foi apresentado os
resultados. Através das discussões foi feita a seleção das músicas e conclusão
do Power Point. Esse material foi compartilhado entre os alunos e apresentado
em sala de aula.
- O material utilizado foi
pensado para ser desenvolvido em duas aulas de Sociologia;
RESULTADOS:
- Criação de um ambiente de
debate sobre a realidade social nordestina e da riqueza de sua diversidade
cultural.
- A apresentação propiciou que
alunos se manifestassem sobre a realidade nordestina a partir da história pessoal
de pessoas que tinham parentes ou conheciam pessoas que vivenciavam a realidade
nordestina;
-Conhecimento de um artista e
de um universo musical que propiciam aos alunos a conscientização crítica da
região nordeste e da diversidade brasileira, como um todo.
- Aplicação dos conhecimentos
e métodos da Sociologia na análise da realidade sócio-cultural brasileira.
-Percepção por parte dos
Pibidianos de que a prática pedagógica tem maior possibilidade de sucesso
quando construída coletivamente; ou seja, conscientização da necessidade do
desenvolvimento de estratégias que possibilitem o trabalho coletivo dos
professores e a interdisciplinaridade.
ARQUIVOS COM AS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: Música e diversidade étnico-racial: a música como estratégia de (des)
valorização do negro na sociedade Brasileira.
DATA DE REALIZAÇÃO: 20 a 26 de
novembro de 2013
LOCAL: Escola
Estadual Antônia da Silveira Capilé, Escola Estadual Ministro João Paulo dos
Reis Veloso, Escola Estadual Presidente Vargas e Escola Estadual Vilmar Vieira
Matos
OBJETIVOS: Visando dar
continuidade ao trabalho realizado no ano de 2012 que realizou e apresentou uma
pesquisa sobre os estereótipos raciais presentes na mídia televisa, em 2013,
foi feita a mesma atividade analisando a forma como o negro é apresentado nos
diversos gêneros musicais, buscando demonstrar os estereótipos e as
representações positivas veiculadas aos negros.
METODOLOGIA: Audição de
diversos gêneros musicais: Black Músic, Samba, Aché, Rocky, MPB, Sertanejo
dentre outros. Foram escolhidas as músicas que melhor representavam os
objetivos do trabalho e também as que mais se adequavam ao gosto do público
juvenil. Através do olhar sociológico foram apresentadas as músicas e
analisadas criticamente.
RESULTADOS: Percepção por parte dos alunos da
importância do olhar sociológico para conscientização e superação do racismo
presente nas músicas brasileiras.
ARQUIVOS COM AS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-SOCIOLOGIA:
_____________________________________________________________**INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS 2014
ATIVIDADE: “A COPA NA MIRA DA SOCIOLOGIA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 07 e18 de junho de 2014
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé
DATA DE REALIZAÇÃO: 07 e18 de junho de 2014
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé
OBJETIVOS: A atividade
foi desenvolvida como uma intervenção do PIBID Ciências Sociais/UFGD na Escola
Antonia da Silveira Capilé, com duas turmas de 1º ano do Ensino Médio. A intervenção teve como proposta produzir uma
reflexão sociológica sobre o significado da Copa do Mundo 2014, realizada no
Brasil, a partir dos referenciais teóricos das Ciências Sociais, de imagens e
de músicas.
METODOLOGIA: Abordamos o futebol enquanto componente fundamental
da identidade nacional, juntamente com o carnaval e o samba, apontando que
normalmente são por esses aspectos que nosso país é conhecido e reconhecido, e
que essa identidade é uma construção social que se deu num tempo e espaço
específicos. Buscamos, inicialmente, problematizar a idéia comum de que o
futebol é apenas o “ópio do povo”. Como ressalta Roberto DaMatta (1982), o
futebol pode ser entendido também como um jogo democrático e acessível às
massas, bem como um espaço em que as regras valem para todos e há aceitação da
justiça e da individualidade. Posteriormente, problematizamos a discussão
acerca da realização da Copa no Brasil, os prováveis benefícios e prejuízos
para a sociedade brasileira, bem como o significado de uma “ingerência” em
território nacional por parte de uma entidade internacional associada muitas
vezes a episódios de corrupção. Nesse sentido, foram abordados questões como os
protestos populares sobre o evento e a conseqüente repressão política; o legado
social da Copa; as remoções diretas ou indiretas dos moradores próximos aos
estádios; a questão de pequenos comerciantes, artistas de rua e trabalhadores
ambulantes serem proibidos de exercer seu trabalho nas áreas ao redor dos
estádios; o turismo sexual e a exploração de crianças para prostituição.
RESULTADOS: Os resultados dessa intervenção foram positivos,
tanto que depois da montagem de uma barraca por ocasião da festa junina na
escola, decidiu-se reproduzir a atividade durante as aulas de sociologia.
Concluímos pelo nível de participação dos alunos nas discussões, que os
resultados foram satisfatórios
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
______________________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “OFICINA SOBRE DIREITOS HUMANOS”
DATA DE
REALIZAÇÃO: 24 de junho de 2014
LOCAL: Escola
Estadual Presidente Vargas
OBJETIVOS: O objetivo
principal da atividade foi realizar uma oficina em direitos humanos com os
alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Vargas. A
intervenção teve como proposta levar para a sala de aula a importância dos
direitos humanos a partir de seus principais temas.
METODOLOGIA:
Para o
desenvolvimento da oficina foi utilizado o vídeo DIREITOS HUMANOS da
Associação Nacional de Direitos Humanos – Ensino e Pesquisa - ANDHEP, bem como
os referenciais das ciências sociais acerca dos direitos humanos. Buscou-se
contextualizar com os jovens a necessidade de perceber que os Direitos Humanos
são para todos, independentes de classe, gênero, etnia, nacionalidade,
etc..
RESULTADOS: Como buscou-se
relacionar os direitos humanos ao cotidiano dos alunos, percebeu-se que o
interesse e a participar foi maior. Por exemplo, no que se refere ao meio
ambiente foi possível fazer uma reflexão de que se não cuidarmos do planeta,
ferimos o nosso direito à moradia. E, utilizando isso como exemplo, foi
possível pensar que os direitos humanos não são inerentes a uma pessoa, mais a
todos, ou seja, são universais, indivisíveis e indissociáveis. Conclui-se a intervenção
considerando-a satisfatória no que se refere à participação dos alunos, bem
como do professor em sala.
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
______________________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “CONSUMO E MEIO AMBIENTE”
ATIVIDADE: “CONSUMO E MEIO AMBIENTE”
DATA DE
REALIZAÇÃO: 25 de junho de 2014
LOCAL: Escola
Estadual Antônia da Silveira Capilé
OBJETIVOS: O presente trabalho foi desenvolvido a partir de
uma intervenção do PIBID de Ciências Sociais/UFGD na Escola Antônia da Silveira
Capilé com uma turma do 1°ano do período vespertino, a qual tinha como proposta
conduzir os alunos a refletirem sobre o consumo através da relação
meio-ambiente – sociedade a partir dos referenciais teóricos da Sociologia e de
recursos audiovisuais.
METODOLOGIA: Iniciamos nossa intervenção com os questionamentos:
“O que te define?”; “O que é felicidade?”; “O que te faz ser melhor?”; com a intenção de incitar os alunos a buscarem
respostas para essas perguntas, de modo que refletissem sobre ambas.
Posteriormente, como introdução, exibimos imagens relacionadas ao tema e
pedimos que eles as interpretassem, nos dizendo o que significavam; as
respostas nos mostraram que os alunos estavam bastante familiarizados com a
temática. Em seguida, apresentamos-lhes
“Propaganda”, interpretada pela banda Nação Zumbi, destacando com ela a
influência dos meios de comunicação na alimentação das fantasias de
identidades, assim como o consumo como matéria-prima para construção dessas.
Destacamos também o protagonismo dos indivíduos em uma sociedade de consumo,
com a intenção de levar os alunos a perceberem seus protagonismos nesse
processo. Finalizamos a intervenção como curta metragem Escalade, produzido pela Birdo Studio e dirigido pelos brasileiros Luciana
Eguti e Paulo Muppet, seguindo de debate com os alunos.
RESULTADOS: Os alunos
se mostraram bastante familiarizados com a temática do consumo, suas
implicações e consequências, mas não pareciam conscientes de seus protagonismos
nesse processo. O tema não parecia ocupar algum espaço em seus cotidianos.
Notamos que as imagens, a música e o curta metragem os deixaram interessados na
discussão e os aproximou da questão. Trabalhar a temática da identidade nos
impôs um desafio maior. Os alunos não parecem compreendê-la nitidamente;
atribuímos aos poucos 50 minutos de aula essa dificuldade, o tempo foi nosso
principal limitador para abordar a temática de forma mais ampla e com alguma
profundidade. De forma geral, a intervenção foi muito satisfatória, e pudemos
perceber através das manifestações dos alunos que eles perceberam a relação
entre suas ações individuais e o meio socioambiental que os envolve.
ARQUIVO AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
__________________________
ATIVIDADE: “MÍDIA E ESTEREÓTIPOS RACIAIS”
ATIVIDADE: “MÍDIA E ESTEREÓTIPOS RACIAIS”
DATA DE
REALIZAÇÃO: 29 a 30 de julho
LOCAL: Escola
Estadual Vilmar Vieira Matos
OBJETIVOS: O objetivo
principal da atividade foi mostrar como o negro é retratado na mídia
televisiva, observando os papéis que recebem em programas de humor e
propagandas.
METODOLOGIA: Para o
desenvolvimento da atividade foram realizadas observações do programa de humor
“Zorra Total”, especialmente o quadro “Adelaide”, interpretado pelo ator
Rodrigo Sant’anna, e duas propagandas de televisão, a primeira da loja
“Riachuelo” sobre o dia da mulher brasileira (2014) e a segunda, uma propaganda
colombiana sobre xenofobia e racismo contra a mulher negra
RESULTADOS: A análise
do material levantado demonstrou a existência de uma série de estereótipos
associados aos negros. No programa de humor analisado percebeu-se uma
depreciação do negro, retratando a personagem “Adelaide” sempre mal vestida,
cabelo crespo (tido como ruim), descuidada com a aparência e de baixa escolaridade,
e nas propagandas de televisão notou-se um padrão estético dominante, sendo
este branco, magro, de olhos azuis e de cabelo liso. Este material foi
apresentado para os alunos do ensino médio com o objetivo de demonstrar a
importância do olhar sociológico na desconstrução e crítica dos estereótipos
raciais reproduzidos na mídia.
ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________
ATIVIDADE: “PLEBISCITO POPULAR” SOBRE MUDANÇA SOBRE REFORMA POLÍTICA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 03 de setembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé
ATIVIDADE: “PLEBISCITO POPULAR” SOBRE MUDANÇA SOBRE REFORMA POLÍTICA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 03 de setembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “ELEIÇÕES 2014 E DIREITOS
HUMANOS”
DATA DE REALIZAÇÃO: 01 de outubro
de 2014
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé
ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “ELEIÇÕES 2014 E CIDADANIA POLÍTICA”
ATIVIDADE: “ELEIÇÕES 2014 E CIDADANIA POLÍTICA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 01 e 03 de
outubro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Presidente Vargas
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
ARQUIVOS COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “ELEIÇÕES E A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA”
ATIVIDADE: “ELEIÇÕES E A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 07 de
outubro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Vilmar Vieira Matos
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “SOLIFEST (Festa da Solidariedade)”
DATA DE REALIZAÇÃO: 25 de
outubro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Presidente Vargas
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
__________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “GÊNERO E DIREITOS HUMANOS”
DATA DE REALIZAÇÃO: 01 de
dezembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis
Veloso
No dia
01/12/2014 fizemos a oficina na Escola Estadual Ministro Joao Paulo dos Reis
Veloso, onde aplicamos em 3 aulas de sociologia da professora Selma Lima, no
qual trabalhamos com o tema Gênero e Direitos Humanos.
Apresentamos
em formato de multimídia contendo slides, vídeo e dinâmica.Com o tema gênero e
direitos humanos citamos a definição de gênero e identidade, relações de poder
e o movimento LGBTT...
E
finalizamos com a dinâmica onde os alunos trocaram ideias sobre o tema
discutido.
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “ADOLESCÊNCIA
E DIREITOS HUMANOS” (CACO)
DATA DE REALIZAÇÃO: 19 de
novembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
__________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 18 de
novembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Vilmar Vieira Matos
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 11 e 21 de
novembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis
Veloso
No dia
17/11/2014 fizemos a oficina na Escola Estadual Ministro Joao Paulo dos Reis
Veloso, onde aplicamos em 4 aulas de sociologia da professora Selma Lima, no
qual trabalhamos com o tema Consciência Negra. Apresentamos em formato de
multimídia contendo slides e vídeo.
Com o tema
consciência negra citamos as ações afirmativas no qual engloba cotas raciais,
diversidade étnicas no Brasil e retrato da desigualdade e dentre outros. E
finalizamos com questões de debate onde os alunos se interagiram de forma
objetiva.
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
__________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”
DATA DE REALIZAÇÃO: 21 de
novembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Presidente Vargas
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE: “SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – redes
sociais”
DATA DE REALIZAÇÃO: 26 de
novembro e 05 de dezembro de 2014
LOCAL: Escola Estadual Antonia da Silveira Capilé
ARQUIVO COM AS ATIVIDADES FOTOGRAFADAS PELO PIBID- CIÊNCIAS SOCIAIS:
___________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário