ATIVIDADE: RACISMO NAS REDES SOCIAIS: CURTINDO, COMENTANDO E COMPARTILHANDO ESTEREÓTIPOS RACIAIS
LOCAL: ESCOLA
ESTUDAL VILMAR VIEIRA MATOS
A atividade
foi desenvolvida no mês de maio na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos pelo
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – subprojeto
de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para as
turmas do ensino médio – modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Tendo como
objetivo analisar as publicações (imagem, vídeo, texto) postadas e/ou
compartilhadas nas redes sociais (Facebook,
Twitter, Youtube, Whatsapp e Instagram), foi observado como o(a)
negro(a) é retratado(a), de modo que os(as) alunos(as) tenham a percepção
crítica sobre os estereótipos raciais (re)produzidos nas redes sociais
digitais.
Para o
desenvolvimento da atividade “Racismo nas redes sociais: curtindo, comentando e
compartilhando estereótipos raciais”, foi realizado o levantamento de postagens
em páginas de maior “curtidas”, publicações com maior índice de “retweet”, comentários
e compartilhamentos nas redes. A análise do material demonstrou a existência de
uma série de estereótipos raciais associados aos(as) negros(as). Em publicações
realizadas em redes sociais como Facebook
e Twitter, muitas delas, ganharam
destaque em matérias jornalistas devido o alto teor de material racista e
discriminatório em relação à cor, origem social, origem geográfica, gênero,
diversidade sexual e dentre outras invisibilidades sociais.
A análise
desse material culminou em uma apresentação de slides do PowerPoint que foi
apresentado aos(as) alunos(as) do ensino médio com o objetivo de demonstrar a
importância do olhar sociológico na desconstrução e crítica dos estereótipos
raciais curtidos, comentados e compartilhados nas redes sociais.
OBJETIVOS:
*Compreender o significado de redes
sociais digitais, racismo, discriminação;
*Analisar as publicações (imagem,
vídeo, texto) postados/compartilhadas nas redes sociais (Facebook, Twitter,
Youtube, WhatsApp), observando como o(a) negro(a) é retratado, de modo que
os(as) alunos(as) tenham a percepção crítica sobre os estereótipos raciais (re)produzidos nas
redes sociais digitais.
DESENVOLVIMENTO:
Para o desenvolvimento da
atividade “Racismo nas redes sociais: curtindo, comentando e compartilhando
estereótipos raciais”, foi realizado o levantamento de postagens nas redes
sociais digitais de maior acesso. A partir da seleção dos materiais,
realizou-se a análise dessas postagens, buscando observar como o(a) negro(a) é
retratado/a. A atividade foi desenvolvida em conjunto com pibidianos,
coordenadores e supervisores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Percepção dos
educandos para o senso crítico na desconstrução e crítica dos estereótipos
raciais compartilhados nas redes sociais digitais.
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ATIVIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPORTE
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL MINISTRO JOÃO PAULO DOS REIS VELOSO
No dia 18 de junho aplicamos uma na
escola Reis Veloso, foi realizada em cinco turmas do ensino médio, apresentamos
o tema relações étnico raciais no esporte na sala de multimídia da escola tendo
como base um slide construído por nós e revisado pelo coordenador, dando início
a discussão histórica sobre a desigualdade étnico racial no Brasil e
trabalhando as consequências da mesma no esporte.
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ATIVIDADE: MÍDIA E ESTEREÓTIPOS RACIAIS EM NOVELAS
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS
Em atividade
realizada na Escola Estadual Presidente Vargas com a temática MIDIA E
ESTEREÓTIPOS RACIAIS EM NOVELAS trabalhou-se a importância da mídia como um dos
principais aparelhos de transmissão em massa e a influência do pensamento
europeu sobre os nativos que até hoje interferem nas relações sociais e em como
o negro é visto e retratado através da teledramaturgia, que são exibidos em
outros países reforçando os estereótipos sobre a população.
Questionando
juntamente com os alunos a representatividade do negro na televisão, e
mostrando a negação com alguns
personagens como o do Sérgio Cardoso escalado para interpretar um negro, tendo
que passar por todo um processo de caracterização para assumir o personagem, os
estereótipos mantidos quando o ator é negro ou negra, o ambiente que ele esta e
qual a sua importância no decorrer da história, muitas vezes sendo apenas
ganchos para outros atores.
Mostrando que
um dos maiores problemas é a ausência de ações que mostrem a luta da comunidade
negra em estar presente em todos os ambientes e fugir do estereótipo mantido.
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ATIVIDADE: COTAS: IGUALDADE E INCLUSÃO
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS
Esta
oficina foi realizada em duas turmas de 1° 2° e 3° ano do ensino médio; teve
como objetivo trabalhar as cotas que possibilitam o ingresso e permanência nas
universidades públicas brasileiras. Desenvolvemos as aulas com a ajuda de
vídeos e imagens sobre as Ações Afirmativas, falamos da UFGD e de demais
Universidades que tem cotas tentando demonstrar a importância das cotas sociais
e raciais no contexto atual; Obtivemos uma grande participação dos alunos e
alunas, muitas vezes indagando sobre a legitimidade das cotas.
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ATIVIDADE: ELABORAÇÃO DE MATERIAL E CONFECÇÃO DE MURAL SOBRE CIDADANIA
LOCAL: ESCOLA
ESTADUAL ANTONIA DA SILVEIRA CAPILÉ
A
escola nos solicitou um material escrito sobre cidadania com sugestões de
recursos pedagógicos para que a temática fosse trabalhada pelas professoras e
professores em sala de aula; elaboramos o material no formato de um artigo
breve e em seguida sugerimos alguns recursos pedagógicos, como música, poema,
notícias e documentários. Além disso, confeccionamos um mural com charges sobre
o tema; o objetivo do mural era levar a temática para além da sala de aula,
ocupando outros espaços da escola.
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ATIVIDADE: COTAS: IGUALDADE E INCLUSÃO
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL ANTONIA DA SILVEIRA CAPILÉ
Esta
oficina foi realizada em duas turmas de 2° e 3° ano do ensino médio; teve como
objetivo trabalhar as Ações Afirmativas que possibilitam o ingresso e
permanência nas universidades públicas brasileiras; trabalhamos o contexto
histórico e social constitutivos das ações afirmativas no Brasil, destacando a
importância das cotas sociais e raciais no contexto atual; descrevemos como
funciona o sistema de cotas nas universidades públicas a partir da cartilha Igualdade e inclusão na universidade,
desenvolvida pelo GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação
Afirmativa). Notamos que a maioria das alunas (os) não conhecia o sistema de
cotas, a partir do que foi possível observar a importância de se trabalhar o
tema nas turmas do Ensino Médio, uma vez que, como já dito, as ações
afirmativas possibilitam o ingresso e permanência no ensino superior.
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ATIVIDADE: MÍDIA E ESTEREÓTIPOS RACIAIS
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL ANTONIA DA SILVEIRA CAPILÉ
Esta
oficina foi realizada em 12 turmas do ensino médio, cinco turmas de 3° ano,
cinco turmas de 2° ano e duas turmas de 1°ano; sendo desenvolvida por três
duplas de pibidianas com auxílio da professora supervisora em sala de aula, bem
como por um processo de formação ao longo primeiro semestre sobre as relações étnico-raciais.
Teve com objetivo geral abordar os estereótipos raciais e discursos racistas
presentes em programas humorísticos e comédias stand up; cada dupla elaborou material próprio para trabalhar o
tema em formato de slides, utilizando também outros recursos audiovisuais, como
vídeos e músicas. Além de slides e os demais recursos audiovisuais, foi feita uma
dinâmica (Dinâmica da teia de relações
sociais) por uma das duplas, tendo como objetivo explorar mais o espaço da
sala de aula, dinamizar a aula e tornar algumas noções da sociologia mais
palpáveis para as alunas e alunos. No geral, notamos que as alunas e os alunos
se envolveram bastante com as oficinas, participaram apontando questionamentos,
experiências de vida e posicionamento sobre a temática abordada e seus
desdobramentos.
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OFICINA CULTURAL: RODA DE RIMA COM O RAPPER SENKAPUZ RDZ
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL ANTONIA DA SILVEIRA CAPILÉ
Essa
oficina foi desenvolvida na hora do intervalo; tendo como objetivo construir,
juntamente com as alunas (os) de toda a escola, um recreio interativo e
apresentar, indiretamente, um pouco da cultura hip-hop para as turmas do ensino médio.
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