INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS - 2015 - 1º SEMESTRE



ATIVIDADE: RACISMO NAS REDES SOCIAIS: CURTINDO, COMENTANDO E COMPARTILHANDO ESTEREÓTIPOS RACIAIS

 

 

LOCAL: ESCOLA ESTUDAL VILMAR VIEIRA MATOS
A atividade foi desenvolvida no mês de maio na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – subprojeto de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para as turmas do ensino médio – modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Tendo como objetivo analisar as publicações (imagem, vídeo, texto) postadas e/ou compartilhadas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube, Whatsapp e Instagram), foi observado como o(a) negro(a) é retratado(a), de modo que os(as) alunos(as) tenham a percepção crítica sobre os estereótipos raciais (re)produzidos nas redes sociais digitais.
Para o desenvolvimento da atividade “Racismo nas redes sociais: curtindo, comentando e compartilhando estereótipos raciais”, foi realizado o levantamento de postagens em páginas de maior “curtidas”, publicações com maior índice de “retweet”, comentários e compartilhamentos nas redes. A análise do material demonstrou a existência de uma série de estereótipos raciais associados aos(as) negros(as). Em publicações realizadas em redes sociais como Facebook e Twitter, muitas delas, ganharam destaque em matérias jornalistas devido o alto teor de material racista e discriminatório em relação à cor, origem social, origem geográfica, gênero, diversidade sexual e dentre outras invisibilidades sociais.
A análise desse material culminou em uma apresentação de slides do PowerPoint que foi apresentado aos(as) alunos(as) do ensino médio com o objetivo de demonstrar a importância do olhar sociológico na desconstrução e crítica dos estereótipos raciais curtidos, comentados e compartilhados nas redes sociais.
OBJETIVOS:
*Compreender o significado de redes sociais digitais, racismo, discriminação;
*Analisar as publicações (imagem, vídeo, texto) postados/compartilhadas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube, WhatsApp), observando como o(a) negro(a) é retratado, de modo que os(as) alunos(as) tenham a percepção crítica sobre  os estereótipos raciais (re)produzidos nas redes sociais digitais.
DESENVOLVIMENTO:
Para o desenvolvimento da atividade “Racismo nas redes sociais: curtindo, comentando e compartilhando estereótipos raciais”, foi realizado o levantamento de postagens nas redes sociais digitais de maior acesso. A partir da seleção dos materiais, realizou-se a análise dessas postagens, buscando observar como o(a) negro(a) é retratado/a. A atividade foi desenvolvida em conjunto com pibidianos, coordenadores e supervisores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Percepção dos educandos para o senso crítico na desconstrução e crítica dos estereótipos raciais compartilhados nas redes sociais digitais.

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ATIVIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPORTE

 

LOCAL: ESCOLA ESTADUAL MINISTRO JOÃO PAULO DOS REIS VELOSO
No dia 18 de junho aplicamos uma na escola Reis Veloso, foi realizada em cinco turmas do ensino médio, apresentamos o tema relações étnico raciais no esporte na sala de multimídia da escola tendo como base um slide construído por nós e revisado pelo coordenador, dando início a discussão histórica sobre a desigualdade étnico racial no Brasil e trabalhando as consequências da mesma no esporte.

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ATIVIDADE: MÍDIA E ESTEREÓTIPOS RACIAIS EM NOVELAS




LOCAL: ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS
Em atividade realizada na Escola Estadual Presidente Vargas com a temática MIDIA E ESTEREÓTIPOS RACIAIS EM NOVELAS trabalhou-se a importância da mídia como um dos principais aparelhos de transmissão em massa e a influência do pensamento europeu sobre os nativos que até hoje interferem nas relações sociais e em como o negro é visto e retratado através da teledramaturgia, que são exibidos em outros países reforçando os estereótipos sobre a população.
Questionando juntamente com os alunos a representatividade do negro na televisão, e mostrando a negação  com alguns personagens como o do Sérgio Cardoso escalado para interpretar um negro, tendo que passar por todo um processo de caracterização para assumir o personagem, os estereótipos mantidos quando o ator é negro ou negra, o ambiente que ele esta e qual a sua importância no decorrer da história, muitas vezes sendo apenas ganchos para outros atores.
Mostrando que um dos maiores problemas é a ausência de ações que mostrem a luta da comunidade negra em estar presente em todos os ambientes e fugir do estereótipo mantido.

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ATIVIDADE: COTAS: IGUALDADE E INCLUSÃO

 



LOCAL: ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS
Esta oficina foi realizada em duas turmas de 1° 2° e 3° ano do ensino médio; teve como objetivo trabalhar as cotas que possibilitam o ingresso e permanência nas universidades públicas brasileiras. Desenvolvemos as aulas com a ajuda de vídeos e imagens sobre as Ações Afirmativas, falamos da UFGD e de demais Universidades que tem cotas tentando demonstrar a importância das cotas sociais e raciais no contexto atual; Obtivemos uma grande participação dos alunos e alunas, muitas vezes indagando sobre a legitimidade das cotas.

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ATIVIDADE: ELABORAÇÃO DE MATERIAL E CONFECÇÃO DE MURAL SOBRE CIDADANIA

 


LOCAL: ESCOLA ESTADUAL ANTONIA DA SILVEIRA CAPILÉ
A escola nos solicitou um material escrito sobre cidadania com sugestões de recursos pedagógicos para que a temática fosse trabalhada pelas professoras e professores em sala de aula; elaboramos o material no formato de um artigo breve e em seguida sugerimos alguns recursos pedagógicos, como música, poema, notícias e documentários. Além disso, confeccionamos um mural com charges sobre o tema; o objetivo do mural era levar a temática para além da sala de aula, ocupando outros espaços da escola.

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ATIVIDADE: COTAS: IGUALDADE E INCLUSÃO

 

 


LOCAL: ESCOLA ESTADUAL ANTONIA DA SILVEIRA CAPILÉ
Esta oficina foi realizada em duas turmas de 2° e 3° ano do ensino médio; teve como objetivo trabalhar as Ações Afirmativas que possibilitam o ingresso e permanência nas universidades públicas brasileiras; trabalhamos o contexto histórico e social constitutivos das ações afirmativas no Brasil, destacando a importância das cotas sociais e raciais no contexto atual; descrevemos como funciona o sistema de cotas nas universidades públicas a partir da cartilha Igualdade e inclusão na universidade, desenvolvida pelo GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa). Notamos que a maioria das alunas (os) não conhecia o sistema de cotas, a partir do que foi possível observar a importância de se trabalhar o tema nas turmas do Ensino Médio, uma vez que, como já dito, as ações afirmativas possibilitam o ingresso e permanência no ensino superior.

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ATIVIDADE: MÍDIA E ESTEREÓTIPOS RACIAIS

 

 

LOCAL: ESCOLA ESTADUAL ANTONIA DA SILVEIRA CAPILÉ
Esta oficina foi realizada em 12 turmas do ensino médio, cinco turmas de 3° ano, cinco turmas de 2° ano e duas turmas de 1°ano; sendo desenvolvida por três duplas de pibidianas com auxílio da professora supervisora em sala de aula, bem como por um processo de formação ao longo primeiro semestre sobre as relações étnico-raciais. Teve com objetivo geral abordar os estereótipos raciais e discursos racistas presentes em programas humorísticos e comédias stand up; cada dupla elaborou material próprio para trabalhar o tema em formato de slides, utilizando também outros recursos audiovisuais, como vídeos e músicas. Além de slides e os demais recursos audiovisuais, foi feita uma dinâmica (Dinâmica da teia de relações sociais) por uma das duplas, tendo como objetivo explorar mais o espaço da sala de aula, dinamizar a aula e tornar algumas noções da sociologia mais palpáveis para as alunas e alunos. No geral, notamos que as alunas e os alunos se envolveram bastante com as oficinas, participaram apontando questionamentos, experiências de vida e posicionamento sobre a temática abordada e seus desdobramentos.

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OFICINA CULTURAL: RODA DE RIMA COM O RAPPER SENKAPUZ RDZ

 

 


LOCAL: ESCOLA ESTADUAL ANTONIA DA SILVEIRA CAPILÉ
Essa oficina foi desenvolvida na hora do intervalo; tendo como objetivo construir, juntamente com as alunas (os) de toda a escola, um recreio interativo e apresentar, indiretamente, um pouco da cultura hip-hop para as turmas do ensino médio.

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