ATIVIDADE: SISTEMA DE ACESSO À UNIVERSIDADE
LOCAL: E.E. Vilmar Vieira Matos
OBJETIVOS: o
Compreender o sistema de acesso nas
universidades públicas e privadas;
o
Discutir sobre o processo histórico e a
implementação de políticas de ação afirmativa;
o
Apresentar dados sobre a população por cor/raça
do Brasil e do Estado de Mato Grosso do Sul;
o Analisar
os discursos em torno das ações afirmativas para o ensino superior (cotas
raciais) na sociedade.METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO: Para o desenvolvimento da atividade “Sistema de acesso à universidade”, iremos realizar questionamentos para os alunos sobre: quantos pretendem prestar vestibular, quantos irão realizar ENEM e se conhecem os sistemas de acesso à universidade. Em seguida, dividiremos a sala em cinco grupos e cada grupo deverá eleger um representante para ir à caixa surpresa pegar uma bola com algum tema relacionado ao acesso à universidade, sendo estes: ENEM, SISU, COTAS, PROUNI e FIES.
Estando cada grupo com um tema, eles deverão discutir
em três minutos o que conhecem sobre o tema correspondente. Após o término da
discussão entre os grupos, pediremos que cada grupo apresente para os demais
alunos da sala o que eles conhecem sobre o tema, em que as mediações das falas
serão realizadas pelos bolsistas de iniciação à docência.
Com
base nos argumentos apresentados pelos alunos, realizaremos explicações sobre
os temas propostos, mostrando dados e argumentos que favorecerão a percepção
crítica dos alunos para a desconstrução dos estereótipos acerca das ações
afirmativas para alunos da escola pública, pretos, pardos e indígenas.LINKS DE ARQUIVOS:
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADE: RELAÇÕES DE GÊNERO: (DES)CONSTRUINDO OLHARES
LOCAL: E.E. Vilmar Vieira Matos
OBJETIVOS: o
Compreender a (des)construção das relações de
gênero nas relações sociais;
o
Discutir o conceito de gênero e os seus desdobramentos
na vida em sociedade;
o Analisar os discursos
sobre ser “homem” e “mulher” na sociedade.
METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO: Para o desenvolvimento
da atividade “Relações de gênero: (des)construindo olhares”, iremos distribuir
para as/os alunas/os duas fichas, sendo uma azul e outra rosa, escrito “coisa
de menino” e “coisa de menina”, respectivamente. As/os alunas/os deverão
escrever um “hábito” que julgam pertencer ao sexo feminino e outro ao sexo
masculino. Ao término do preenchimento das fichas, colocaremos as fichas em
caixas de cor correspondente.
Em seguida
escreveremos no quadro as palavras “feminino” e “masculino”, e elencaremos
abaixo, os hábitos/comportamentos que as/os alunas/os julgaram ser de “menina”
e “menino”. Com base nos argumentos apresentados, realizaremos questionamentos
se os hábitos/comportamentos mencionados são construções biológicas ou sociais
e de que forma favorecem a construção de estereótipos associados ao gênero.
Deste modo, a
percepção crítica das/os alunas/os culminará no reconhecendo da diversidade de
gênero.
LINK DE ARQUIVOS:
_____________________________________________________________________
ATIVIDADE: ABORDAGEM SOBRE O CONCEITO DE GÊNERO E SUA CONSTRUÇÃO NOS DIAS ATUAIS
LOCAL: E.E. Antonia da Silveira Capilé
OBJETIVOS: Espera
se que os alunos reflitam sobre o tema de maneira critica e que possam
desconstruir o preconceito sobre esses indivíduos.
METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO: Primeiramente
as imagens vão ser distribuídas entre os alunos e que depois eles vão separar o
que eles julgam pertencer ao masculino e ao feminino, construindo assim um
cartaz abordando o tema de gênero. Deste modo, a percepção crítica das/os alunas/os
culminará no reconhecendo da diversidade de gênero.
LINK DE ARQUIVOS:
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADE: RELAÇÕES DE GÊNERO
LOCAL: E.E. Antonia da Silveira Capilé
OBJETIVOS: - Trazer/levantar
questões sobre temas: Gênero,homofobia e violência contra a mulher.
-Promover
discussão/debate acerca dos temas propostos.
-Suscitar críticas,
opiniões, respeito e a auto-reflexão.
-Contribuir para a
formação de cidadãos conscientes, críticos e livres de preconceitos e
discriminação.
METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO: Iniciamos com a
dinâmica “Colocar-se no lugar do(a) outro(a)”, com a participação dos alunos na
leitura do texto “No país de Browminsk Browminsk”. Em seguida utilizamos o
datashow para expôr o slide, onde discorremos sobre os temas: Gênero; orientação
sexual, homofobia e violência contra a mulher. E, no final passamos um vídeo
com depoimentos de pessoas que sofreram agressões por serem: homossexuais,
transexuais e heterossexuais (foi confundido com homossexual).
LINK DE ARQUIVOS:
_________________________________________________________________________________
OFICINAS TEMÁTICAS DE SOCIOLOGIA
LOCAL: E.E. Antonia da Silveira Capilé
Temas trabalhados:
o
CIBERATIVISMO
E INTOLERÂNCIA NAS REDES SOCIAIS;
o
OS
LIMITES ENTRE ESTÉTICA E SAÚDE;
o
O
CONCEITO DE FAMÍLIA NO SÉCULO XXI: NOVAS DINÂMICAS FAMILIARES;
o
REDUÇÃO
DA MAIORIDADE PENAL E DIREITOS HUMANOS.
LINK DE ARQUIVOS:
_______________________________________________________
ATIVIDADE: RELAÇÕES DE GÊNERO
LOCAL: E.E. Antonia da Silveira Capilé
LINK DE ARQUIVOS:
___________________________________________________________________________________
ATIVIDADE: GÊNERO E SEXUALIDADE
LOCAL: E.E. Ministro João Paulo dos Reis Veloso
LINK DE ARQUIVOS:
ATIVIDADE: O QUE É SER MULHER OU HOMEM EM NOSSA SOCIEDADE?
LOCAL: E.E. Presidente Vargas




Nenhum comentário:
Postar um comentário