INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS - 2015 - 2º SEMESTRE

ATIVIDADE: SISTEMA DE ACESSO À UNIVERSIDADE


LOCAL: E.E. Vilmar Vieira Matos

OBJETIVOS: o   Compreender o sistema de acesso nas universidades públicas e privadas;
  o   Discutir sobre o processo histórico e a implementação de políticas de ação afirmativa;
  o   Apresentar dados sobre a população por cor/raça do Brasil e do Estado de Mato Grosso do Sul;
                        o   Analisar os discursos em torno das ações afirmativas para o ensino superior (cotas raciais) na sociedade.

METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO: Para o desenvolvimento da atividade “Sistema de acesso à universidade”, iremos realizar questionamentos para os alunos sobre: quantos pretendem prestar vestibular, quantos irão realizar ENEM e se conhecem os sistemas de acesso à universidade. Em seguida, dividiremos a sala em cinco grupos e cada grupo deverá eleger um representante para ir à caixa surpresa pegar uma bola com algum tema relacionado ao acesso à universidade, sendo estes: ENEM, SISU, COTAS, PROUNI e FIES.
Estando cada grupo com um tema, eles deverão discutir em três minutos o que conhecem sobre o tema correspondente. Após o término da discussão entre os grupos, pediremos que cada grupo apresente para os demais alunos da sala o que eles conhecem sobre o tema, em que as mediações das falas serão realizadas pelos bolsistas de iniciação à docência.
Com base nos argumentos apresentados pelos alunos, realizaremos explicações sobre os temas propostos, mostrando dados e argumentos que favorecerão a percepção crítica dos alunos para a desconstrução dos estereótipos acerca das ações afirmativas para alunos da escola pública, pretos, pardos e indígenas.

LINKS DE ARQUIVOS:

_________________________________________________________________________________

ATIVIDADE: RELAÇÕES DE GÊNERO: (DES)CONSTRUINDO OLHARES


LOCAL: E.E. Vilmar Vieira Matos

OBJETIVOS:  o   Compreender a (des)construção das relações de gênero nas relações sociais;
   o   Discutir o conceito de gênero e os seus desdobramentos na vida em sociedade;
           o Analisar os discursos sobre ser “homem” e “mulher” na sociedade.

METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO: Para o desenvolvimento da atividade “Relações de gênero: (des)construindo olhares”, iremos distribuir para as/os alunas/os duas fichas, sendo uma azul e outra rosa, escrito “coisa de menino” e “coisa de menina”, respectivamente. As/os alunas/os deverão escrever um “hábito” que julgam pertencer ao sexo feminino e outro ao sexo masculino. Ao término do preenchimento das fichas, colocaremos as fichas em caixas de cor correspondente.
Em seguida escreveremos no quadro as palavras “feminino” e “masculino”, e elencaremos abaixo, os hábitos/comportamentos que as/os alunas/os julgaram ser de “menina” e “menino”. Com base nos argumentos apresentados, realizaremos questionamentos se os hábitos/comportamentos mencionados são construções biológicas ou sociais e de que forma favorecem a construção de estereótipos associados ao gênero.
Deste modo, a percepção crítica das/os alunas/os culminará no reconhecendo da diversidade de gênero.

LINK DE ARQUIVOS:

_____________________________________________________________________

ATIVIDADE: ABORDAGEM SOBRE O CONCEITO DE GÊNERO E SUA CONSTRUÇÃO NOS DIAS ATUAIS


LOCAL: E.E. Antonia da Silveira Capilé

OBJETIVOSEspera se que os alunos reflitam sobre o tema de maneira critica e que possam desconstruir o preconceito sobre esses indivíduos.
METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO: Primeiramente as imagens vão ser distribuídas entre os alunos e que depois eles vão separar o que eles julgam pertencer ao masculino e ao feminino, construindo assim um cartaz abordando o tema de gênero. Deste modo, a percepção crítica das/os alunas/os culminará no reconhecendo da diversidade de gênero.

LINK DE ARQUIVOS:

_________________________________________________________________________________

ATIVIDADE: RELAÇÕES DE GÊNERO


LOCAL: E.E. Antonia da Silveira Capilé

OBJETIVOS: - Trazer/levantar questões sobre temas: Gênero,homofobia e violência contra a mulher.
                           -Promover discussão/debate acerca dos temas propostos.
                           -Suscitar críticas, opiniões, respeito e a auto-reflexão.
                          -Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, críticos e livres de preconceitos e discriminação.

METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO: Iniciamos com a dinâmica “Colocar-se no lugar do(a) outro(a)”, com a participação dos alunos na leitura do texto “No país de Browminsk Browminsk”. Em seguida utilizamos o datashow para expôr o slide, onde discorremos sobre os temas: Gênero; orientação sexual, homofobia e violência contra a mulher. E, no final passamos um vídeo com depoimentos de pessoas que sofreram agressões por serem: homossexuais, transexuais e heterossexuais (foi confundido com homossexual).

LINK DE ARQUIVOS:

_________________________________________________________________________________


  OFICINAS TEMÁTICAS DE SOCIOLOGIA



LOCAL: E.E. Antonia da Silveira Capilé

 
Temas trabalhados:
o   CIBERATIVISMO E INTOLERÂNCIA NAS REDES SOCIAIS;
o   OS LIMITES ENTRE ESTÉTICA E SAÚDE;
o   O CONCEITO DE FAMÍLIA NO SÉCULO XXI: NOVAS DINÂMICAS FAMILIARES;
o   REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL E  DIREITOS HUMANOS.


LINK DE ARQUIVOS:

_______________________________________________________

 

ATIVIDADE: RELAÇÕES DE GÊNERO

 


LOCAL: E.E. Antonia da Silveira Capilé

LINK DE ARQUIVOS:

 

___________________________________________________________________________________

 

ATIVIDADE: GÊNERO E SEXUALIDADE

 

LOCAL: E.E. Ministro João Paulo dos Reis Veloso

LINK DE ARQUIVOS:

 
_________________________________________________________________________________

ATIVIDADE: O QUE É SER MULHER OU HOMEM EM NOSSA SOCIEDADE?


LOCAL: E.E. Presidente Vargas


LINK DE ARQUIVOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário